Assinatura do convênio do OP é realizada em Linha Santo Antão

Aconteceu na noite de quarta-feira (26), a assinatura do convênio do Orçamento Participativo na Linha Santo Antão, interior de Saudades. Estiveram presentes no ato, o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, vereadores Osmundo Schuh e Alécio Jahnke, prefeito Daniel Kothe, delegados e membros da comunidade contemplada.

Falando sobre o OP, o vereador Alécio Jahnke destacou a importância da ação do governo, que contempla toda a comunidade. “O Orçamento Participativo é uma ação democrático, onde todas as comunidades são atendidas de forma igual”, pontuou.

O vereador Osmundo Schuh também destacou a importância da ação, que segundo ele, é uma ferramenta para fazer a comunidade crescer, de forma democrática e com a participação das pessoas. “Quando fala-se no OP, entramos numa questão que evidencia um trabalho em comunidade”, frisou.

O Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, relembrou a construção da proposta do OP, iniciada em 2013. “No ano passado, com a ajuda da comunidade, iniciamos a construção desse projeto, e vocês elencaram seus objetivos. Acredito que este é um dinheiro que vem em boa hora e será muito bem investido”, disse.

Para o prefeito Daniel Kothe, o Orçamento Participativo é uma forma de aproximar a administração municipal da comunidade. “A principal tarefa do OP é fazer com que a comunidade se planeje e estabeleça prioridades”, aduziu.

Kothe lembrou ainda que várias cidades no país já implantaram o projeto, que serve como instrumento para organização das comunidades. “A nossa meta é que a cada ano os valores aumentem, desafiando também as comunidades a incrementar os investimentos com valores próprios”, completou.

A comunidade de Santo Antão, junto com a Linha Solteiro, foram as contempladas no mês de fevereiro. Em março, será a vez de Araçá e Araçazinho assinarem e receberem os convênios do OP. São R$ 5 mil repassados a cada comunidade, sendo que as mesmas investem mais 20 % em contrapartida. Duas comunidades são contempladas por mês, sendo que a ordem foi definida por sorteio, feito em assembleia geral, realizada em dezembro do ano passado. Até o final de 2014, todas as comunidades do interior do município serão contempladas com o OP.