Acadêmica saudadense participou do XVIII Prêmio Catarinense de Economia

A saudadense Cássia Heloisa Ternus participou, na última quinta-feira (21), da entrega solene do XVIII Prêmio Catarinense de Economia, realizado na cidade de Joinville-SC.

Cássia conquistou o 2º lugar da categoria estudante, com seu trabalho “Comportamento do consumidor: determinantes da intenção de consumo dos chapecoenses no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2014”.

A premiação é uma iniciativa do Conselho Regional de Economia da 7ª Região/SC (CORECON/SC), com os patrocínios do Conselho Federal de Economia e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é incentivar a investigação e a produção de trabalhos técnico-econômicos ligados às áreas delimitadas legalmente para a atuação do economista.

“A pesquisa construiu modelos econômicos para medir quais são os fatores que influenciam a decisão de consumir bens e serviços dos chapecoenses”, destaca Cássia. Entre os fatores, foram consideradas as características individuais (idade, renda, escolaridade, etc.), de sentimento (como o consumidor enxerga o atual momento da economia nacional) e expectativa em relação ao futuro dos mesmos (se acha que é mais provável o país entrar em recessão, por exemplo).

Entre vários desdobramentos pertinentes, o modelo pode fornecer uma estimativa confiável da demanda por bens e serviços aos empresários da região, podendo ser ainda, estendido para outros municípios e diferentes tipos de bens e serviços, de acordo com a necessidade dos empreendedores. “Assim, dentre várias possibilidades, pode prever quais são os gostos dos consumidores, bem como sua reação a mudança de preços dos produtos, por exemplo”, completa a acadêmica.

Atualmente, Cássia é mestranda em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e sócia da empresa Otimiza Consultoria Econômica & Empresarial. Na Otimiza, ela teve a oportunidade de desenvolver extensões do modelo para auxiliar empresas a conhecer melhor como se comportam seus consumidores, o que pode resultar em elevação nas vendas, e como consequência, aumento da lucratividade.