Alunos da EMEF realizam visita ao Samae

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saudades, está ao longo do ano trabalhando o projeto sobre o meio-ambiente, onde o mesmo é um trabalho contínuo, tendo como colaboradores os alunos, professores, orientadores pedagógicos, direção, serventes e merendeiras.  

Tal projeto é um incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio-ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania, não somente no ambiente escolar, mas sim, no espaço social.

As turmas dos 4º anos têm como foco o tema “água”, onde em sala de aula, os professores trabalharam a parte teórica para então passarem à prática. Nesse contexto, os alunos, acompanhados pelas professoras Clenir Hollas, Delci Royer, Eliziane Weber e Eloisa Donna, fizeram um passeio de estudo para a cidade de Pinhalzinho, onde conheceram a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), onde puderam fazer a ligação teoria/prática.

Os mesmos tiveram maiores informações sobre o processamento de limpeza, laboratório de análise da água e litros de água tratados por hora. Assim, a curiosidade e o interesse foram aumentando e surgindo a ideia de conhecer a Samae, já que o mesmo é um serviço autônomo de água e esgoto que é responsável pelo abastecimento local de água na cidade de Saudades. As pesquisas realizadas tiveram êxito, na desenvoltura das perguntas e respostas, no quesito empenho, os alunos tomaram como norte a importância de cuidar e preservar.