Programa Empreendedor Rural estimula a formação de novas lideranças em Saudades

Santa Catarina é um Estado eminentemente agrícola, tem necessidade de reconversão das propriedades rurais, precisa de novas lideranças e visão empresarial com valorização da atividade rural. Para atender essas demandas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), desenvolve o Programa Empreendedor Rural (PER).

Neste ano, a expectativa é formar 35 turmas em todo o território catarinense, com aproximadamente 900 participantes. Estão em andamento nove turmas nos municípios de Caibi (extremo oeste), Concórdia (oeste), Monte Carlo (meio oeste), Imbuia (Vale do Itajaí), Joinville (norte), Turvo (sul), Araranguá (sul) e duas em São José do Cerrito (planalto serrano).

Outras 14 turmas estão em andamento e recebem inscrições até o módulo três do programa, são elas: Saudades e Palmitos (extremo oeste), Concórdia (oeste), Videira, Fraiburgo Tangará e Vargem (meio oeste), Pouso Redondo, Petrolândia, Massaranduba e Agrolândia (Vale do Itajaí), São José do Cerrito (planalto serrano), Meleiro e Morro Grande (sul).

Também há 17 turmas que estão com inscrições abertas, previstas para iniciarem entre os meses de junho, julho e agosto de 2015, de acordo com o número de inscrições no programa em: Maravilha (extremo oeste); União do Oeste, Quilombo, Seara e Ponte Serrada (oeste); Brunópolis e Água Doce (meio oeste); Garuva, Mafra e Itaiópolis (norte); Vitor Meireles ou Presidente Getúlio, Santa Terezinha e Taió (Vale do Itajaí); Palmeira, Cerro Negro e Bocaina do Sul (planalto serrano); e São Bonifácio (sul).

Os interessados deverão realizar inscrição no Sindicato dos Produtores Rurais de seu município.

Programa

O programa visa desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. O superintendente do SENAR-AR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que o PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como empresas rurais.

O programa tem como objetivo dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural; aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores; ampliar a qualidade de vida da população do meio rural; contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado para o meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores.

As três fases do programa envolvem: gestão do conhecimento e desenvolvimento humano; implantação de projetos e integração dos participantes e desenvolvimento de liderança. A partir disso, a iniciativa é desenvolvida em cinco etapas: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações.

O programa é oferecido para produtores rurais de Santa Catarina pelo SENAR AR/SC, sendo totalmente gratuito. A estrutura do programa compreende encontros semanais com duração de 8 horas, totalizando 136 horas, com aproximadamente quatro meses de curso.

Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor. (Texto: Marcos Bedin/MB Comunicação).