Secretaria de Agricultura de Saudades retoma serviços de atendimento aos produtores

Em local provisório, a Secretaria de Agricultura de Saudades retomou, nesta semana, o atendimento aos produtores rurais do município. A inundação da última semana danificou seriamente o prédio onde a secretaria estava instalada, implicando na mudança temporária de endereço.

No local, também funciona, provisoriamente, a Epagri. Já a Cidasc está atendendo em seu escritório regional, no município de Pinhalzinho, junto à prefeitura daquela cidade. Ainda não há previsão de retorno ao prédio onde originalmente estavam instalados os órgãos públicos, segundo o titular da Secretaria da Agricultura, Jacinto Kreutz.

“Na medida do possível, estamos retomando as nossas atividades normais”, destaca Kreutz. Na manhã da quinta-feira (23), foi feito o abastecimento dos botijões de inseminação com nitrogênio, já no novo endereço. Também, já está sendo feita a entrega de alguns materiais mais urgentes e necessários, como blocos de produtor rural.

As perdas, conforme esclarece o secretário, foram enormes, tanto na mobília e equipamentos, como na própria estrutura física. “Lamentamos esse revés, mas ao mesmo tempo, temos que arregaçar as mangas, a exemplo das famílias de Saudades, e seguir o mesmo caminho, normalizando as atividades”, frisou.

Reunião do Conselho de Agricultura será nesta sexta-feira

Jacinto lembra aos conselheiros que, nesta sexta-feira (24), haverá reunião, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, com o Conselho Municipal de Agricultura, para avaliar as perdas no meio rural.

“Convocamos todos os conselheiros e pessoas que queiram participar desta importante reunião. Vamos fazer um levantamento para reivindicar algum auxílio e encaminhar algumas pautas para a nossa agricultura, em função das perdas em decorrência das enchentes na última semana”, aduziu o Secretário.

Atendimento continuará em local provisório nas próximas semanas

Para os agricultores que necessitarem dos serviços da Secretaria de Agricultura, o endereço onde a mesma está instalada situa-se na Avenida Quintino Bocaiúva, n. 315, próxima ao destacamento da Polícia Militar.

O prédio afetado pela inundação, segundo Jacinto, está passando por uma avaliação, para ser posteriormente restaurado. “Vamos retornar ao endereço antigo quando as condições novamente forem favoráveis. A Secretaria da Agricultura é a casa do homem do campo e nós queremos receber a todos num ambiente bonito, acolhedor e, principalmente, agradável”, finaliza Kreutz.