Setor de Infraestrutura está priorizando serviços de urgência

Transcorrida mais de uma semana após a enchente que assolou Saudades, o Setor de Infraestrutura do município faz um balanço do intenso período de atividades, focadas principalmente no perímetro urbano, local mais afetado pelo sinistro.

“Foi discutido, junto com a Defesa Civil que, primeiro, seria reestabelecido aquilo que foi danificado no perímetro urbano, para que as pessoas afetadas pela enchente pudessem voltar para suas casas”, aduz Flávio Hübner, titular da pasta.

Ele pontua ainda que foi imprescindível a ajuda, tanto de particulares como de municípios vizinhos, o que agilizou os trabalhos de recuperação e reconstrução. “Agora, vamos focar mais para os trabalhos no interior”, resume Hübner.

Acessos já foram reestabelecidos, como a ponte à Linha Solteiro. O intuito, nos próximos dias, é priorizar a abertura de sarjetas e reforma de bueiros danificados. “Vamos levar, no mínimo até o fim do ano para recuperar todos os bueiros destruídos. Por isso pedimos a compreensão dos moradores”, disse o secretário.

De forma gradativa, o DMER pretende recuperar todas as vias municipais. “Sabemos dos inúmeros prejuízos causados no interior e agora, teremos de recomeçar um trabalho que já tinha sido feito em muitas comunidades. Mas este é o nosso papel e vamos trabalhar para reestabelecer isso o mais breve possível”, completa.

Galpão do DMER foi tomado pelas águas

Se não bastassem os prejuízos causados a toda comunidade, o próprio galpão onde está situado o DMER foi totalmente inundado. A estrutura foi danificada, vários equipamentos se perderam, fazendo com que muitos serviços de reparo e manutenção fossem interrompidos.

“Fomos atingidos como a comunidade foi. Mas priorizamos o atendimento às pessoas atingidas diretamente, deixando nossa estrutura em segundo plano. Agora, estamos começando a nos reorganizar, mas vai demorar alguns dias para reestabelecermos nosso local de trabalho. As dificuldades são enormes, mas temos vontade de superar tudo isso”, conclui Flávio.