Vacinação contra a paralisia infantil iniciou no sábado

Teve início no sábado (15), em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. No município de Saudades, nesta data, foi realizado o “Dia D” de vacinação, na Unidade de Saúde da Sede.

Conforme explica a enfermeira Liamara Hoffmann, no Brasil, a paralisia infantil está erradicada há cerca de uma década e meia. Porém, a gotinha, forma de imunização contra a doença, deve ser tomada por todas as crianças entre 06 meses a 04 anos de idade. “A preocupação que o Brasil tem é de que a paralisia infantil venha de outros países, quando, por exemplo, alguma pessoa que esteja em viagem retorne trazendo o vírus. Por isso continuamos com a vacinação”, explica.

Liamara informa ainda que a campanha deve se estender até o dia 31 de agosto. “Estamos convidando todos os pais que tenham filhos nesta faixa etária, para que venham na Unidade de Saúde aqui no município ou no Distrito de Juvêncio, para que a gotinha seja aplicada”, completa. A vacinação é feita, inclusive, no horário estendido do meio-dia.

Campanha de multivacinação também está em andamento

A enfermeira Liamara destaca ainda que, concomitante à vacinação contra a paralisia, estão sendo feitas outras vacinas. “Para todas as crianças que vêm à Unidade de Saúde com vacinas de rotina que precisam ser feitas, vamos deixar o cartão em dia”, informa.

Para tanto, é importante que os pais tragam o cartão de vacinação dos filhos no momento da vacinação. “Através disto, conseguimos visualizar se tem alguma vacina em atraso”, aduz Liamara.

A meta da Secretaria da Saúde é imunizar, neste ano, cerca de 500 crianças do município contra a paralisia infantil.