Proerd inicia na EMEF Saudades

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. No Brasil, o Proerd chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que, desde 2002, se encontra em todos os Estados brasileiros.

            O Proerd tem, dentre seus objetivos, prevenir o uso de drogas e fortalecer a autoestima das crianças, tornando-as capazes de resistir à pressão para o uso de algum tipo de droga ou na prática de atos violentos, ensinando-as também a tomar decisões inteligentes que poderão ajudá-las no futuro. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Em Saudades, na quinta-feira, dia 03 de setembro, o Programa teve início na EMEF Saudades com os alunos do 5º ano. De acordo com a Diretora da EMEF, Claudete Jahnel, “o Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase de vida em que se encontram”, destacou. As aulas serão ministradas pelo instrutor do Proerd, Soldado Rocha.