Outubro Rosa e Novembro Azul – A importância da prevenção

Tendo em vista temas muito importantes a serem tratados, tanto o mês de outubro – que é dedicado à saúde da mulher, principalmente ao combate ao câncer de mama – e o mês de novembro – dedicado à saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Saudades está realizando uma série de ações para conscientizar homens e mulheres sobre a prevenção às principais doenças que os acometem.

Estas duas classes são de extrema importância, pois, quando se trata de saúde pública, ainda há no Brasil um número muito elevado de mortes. Por câncer de mama, foram 14.388 óbitos (em 2013), sendo 181 homens e 14.207 mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. A estimativa, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 57.120 novos casos para este ano.

Já o número de mortes pelo câncer de próstata no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foi de 13.772 (em 2013) e uma estimativa de novos casos, para 2015, de acordo com o INCA, é de 68.800.

“Então, é muito importante a prevenção, que é tão simples. Para a mulher, a prevenção é feita com a realização do autoexame das mamas, e a mamografia após os 40 anos de idade. E no caso do homem, a prevenção a todos os cânceres também é muito simples. No caso de câncer de próstata, é somente realizado um exame sanguíneo, e para os demais tipos de câncer, existem diversas formas de prevenção”, lembra a enfermeira Fabiane Lasch.

É de suma importância cada mulher cada homem realizar seus exames de rotina; para as mulheres, o preventivo de câncer uterino, exames sanguíneos e mamografia; para os homens, exames de próstata, sanguíneos, e é importante procurar um urologista caso tenha algum sintoma urinário ou dores.