Cooperitaipu realiza inauguração de unidade multiplicadora de suínos em Saudades

Aconteceu no sábado (17), na Linha Alto Solteiro, em Saudades, a inauguração da unidade multiplicadora de suínos da Cooperitaipu. O empreendimento tem investimentos de mais de R$ 6 milhões e espera-se um incremento de aproximadamente R$ 4,5 milhões no movimento econômico do município.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, presidente da Ocesc Marcos Zordan, Presidente da Ceraçá José Samuel Thiesen, Gerente de Unidade Marcelo Wiebbelling, Gerente das Unidades de produção Daltro Rabaiolli, Secretários Jacinto Kreutz (Agricultura), Flávio Hübner (Infraestrutura) e Rogério Sehnem (Administração), além de colaboradores e conselheiros da cooperativa, comunidade em geral e imprensa.

O Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz disse da importância da obra para o município. “Parabenizamos este grande empreendimento e temos a certeza que isso vai incrementar bastante o movimento agropecuário de Saudades”, resumiu. O Secretário de Infraestrutura, Flávio Hübner, por sua vez, falou sobre o apoio prestado pelo setor. “Fizemos toda a parte de infraestrutura, para que este empreendimento tenha sucesso, pois sabemos que haverá um tráfego muito grande de caminhões e por isso, acessos e pátios devem estar em boas condições”, frisou.

De acordo com o Gerente das Unidades, Daltro Rabaiolli, o alto investimento realizado tem por objetivo a produção de animais com boa qualidade genética. “Essa granja tem como foco produzir leitoas para serem futuras matrizes nas propriedades dos agricultores. Todas as matrizes que existem nessa granja são as chamadas matrizes-avós. É uma genética que vem de Minas Gerais e os reprodutores também têm uma genética muito elevada”, explica.

A granja conta com 450 matrizes e a produção estimada é de 30 leitões por reprodutora por ano. Os ambientes são climatizados e o empreendimento conta com sistema automatizado de arraçoamento e água. 12 funcionários são responsáveis pelos trabalhos na granja.

Para o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), esta é uma grande obra montada pela cooperativa, que tem a parceria do poder público. “É um empreendimento que demanda um alto investimento, mas trará um grande retorno para o município. Ficamos muito felizes em ter a oportunidade de estar inaugurando, junto com a Cooperitaipú, esta grande obra”, destacou.

Conforme o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, a escolha de Saudades para a implantação da unidade deu-se pela necessidade da cooperativa investir no município. “Essa granja vai trazer muitos benefícios para os produtores, porque a genética daqui será levada para todos os iniciadores e vai melhorar a qualidade do leitão que vai para a Aurora”, disse. Além disso, Pandolfo destaca que o poder público teve uma participação muito grande na realização da obra. “Queremos agradecer a prefeitura, que nos ajudou muito na terraplenagem e nas estradas, com uma participação muito importante. É essencial essa parceria com os municípios para que tenhamos sucesso”, completou.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, disse dos outros investimentos da Cooperitaipu em Saudades, como a reforma do supermercado, ampliação do silo, reforma do posto e do mercado no Distrito de Juvêncio e melhorias do mercado na linha Araçazinho. “Esta unidade inaugurada no sábado é um projeto audacioso, de alto investimento. É um trabalho realmente exemplar, com grandes resultados já aparecendo. É para nós uma satisfação muito grande contar com mais esta obra da cooperativa em nosso município”, finalizou Kothe.