Hospital Saudades recebe R$ 400 mil em recursos do Governo Federal

O Hospital Beneficente de Saudades recebeu, na última semana, a confirmação do repasse de recursos financeiros, na ordem de R$ 400 mil.

Os valores provêm de duas emendas: uma do Deputado Federal João Rodrigues e outra do também Deputado Federal Pedro Uczai, cada uma no valor de R$ 200 mil. Os recursos foram destinados por meio do Ministério da Saúde, do Governo Federal da presidente Dilma Rousseff.

Os parlamentares destinaram os recursos depois de receber pedidos dos dirigentes da entidade hospitalar, do prefeito Daniel Kothe e do vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que relataram dificuldades na prestação dos serviços aos usuários do SUS pela falta de equipamentos adequados. “Eles relataram as dificuldades financeiras na prestação dos serviços aos pacientes pela falta de equipamentos adequados e, por isso, destinamos estes recursos ao hospital”, afirma o Deputado Federal João Rodrigues.

O auxílio é importante porque as associações hospitalares dos pequenos e médios municípios têm dificuldades financeiras para manterem o atendimento aos pacientes. “Os hospitais de pequeno e médio porte têm um grande desafio. Uns ainda conseguem se viabilizar, mas a maioria deles enfrenta dificuldades. Precisamos discutir políticas para que a saúde não se centralize nos grandes centros, onde as altas complexidades sejam tratadas em hospitais regionais e as pequenas e médias complexidades sejam resolvidas nos pequenos municípios”, explica o parlamentar Pedro Uczai.

O vice-presidente do Hospital, Edgar Stein, comemorou a liberação das emendas parlamentares. “Com estes recursos, poderemos fazer melhorias com o objetivo de atender ainda melhor os pacientes e, principalmente, a comunidade saudadense que faz uso do hospital”, ponderou.

De acordo com o presidente do Hospital Saudades, Celito Werlang, estes recursos serão utilizados na compra de equipamentos para melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes. “Estamos modernizando nosso hospital com relação à parte dos equipamentos e móveis, ou seja, melhorando a parte interna. Temos um dos melhores centros cirúrgicos da região, temos também o Raio-X funcionando, facilitando a vida dos munícipes, e com mais algumas melhorias no laboratório, que faremos com estes recursos, triplicaremos os exames. Eu acredito que nós vamos poder nos orgulhar e dizer à nossa população do grande hospital que nós temos”, aduz.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, além destes R$ 400 mil, outros recursos já foram intermediados pelo poder público municipal, sendo que em 2014 a entidade já havia recebido R$ 100 mil para a parte de manutenção e mais R$ 120 mil neste ano, destinados pelo Governo do Estado.

“Queremos agradecer o empenho dos parlamentares João Rodrigues e Pedro Uczai e também ao Ministério da Saúde e Governo Federal da presidente Dilma, pelo repasse destes recursos. Agora, será providenciado o processo licitatório para a compra dos equipamentos, que vai qualificar bastante o trabalho laboratorial e também vai modernizar a parte dos quartos, onde é feito o atendimento das pessoas internadas. Com isso, teremos um hospital com excelentes condições de atendimento à população”, conclui o prefeito Daniel.