Secretaria da Saúde e Rotary Club promovem palestra alusiva ao Novembro Azul

Foi realizada na sexta-feira (13), às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Saudades, uma palestra, por meio de parceria entre a Secretaria da Saúde e o Rotary Club de Saudades.

O urologista César Augusto Bombardelli esteve tratando sobre a prevenção do câncer de próstata e saúde do homem, sendo este evento alusivo ao Novembro Azul. Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, o presidente do Rotary Club Vilson Warmling, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a Diretora da Saúde Solani Kappaun, o vereador Everson Jandrei Weber, além de boa participação de munícipes saudadenses.

De acordo com o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, é importante que o homem também cuide de sua saúde. “Temos percebido há muito tempo que a mulher costuma se cuidar mais. Nós, homens, somos um pouco mais resistentes, seja por preconceito ou porque acreditamos que as coisas não irão acontecer com nós. Foi uma palestra muito clara e acredito que quem participou conseguiu aproveitar esse momento”, frisou.

Também o presidente do Rotary, Vilson Warmling, destacou a importância da parceria para realização da palestra. “Procuramos contribuir junto à nossa comunidade de várias maneiras, para que possamos fazer aquilo que o Rotary se propõe. São muitas as questões que atuamos como clube de serviço, como palestras, ajudas ou ações beneficentes. O Rotary é um clube que quer contribuir sem pensar em retornos para si”, afirmou.

Para o prefeito Daniel Kothe, a prevenção à saúde do homem é um tema muito importante, que está tendo atenção especial neste mês de novembro. “O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no Brasil e isso muitas vezes ocorre, pois existem preconceitos, além de dificuldades de acesso à prevenção. Todos os cânceres, se detectados precocemente, têm um tratamento mais eficaz. Nesse sentido, pedimos para que todos os homens tenham cuidado com a sua saúde”, finaliza Kothe.