Formatura do Proerd é realizada em Saudades

Aconteceu na tarde da quinta-feira (10), na sede da Assepumu, em Saudades, a formatura de mais uma turma do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, a Presidente do Legislativo Marilise Warmling, o Comandante da Polícia Militar dos Municípios de Pinhalzinho, Modelo e Saudades, 1º Tenente Vilmar Rosa, Sargento da PM de Saudades Valcir Schmitz, comandante do Corpo de Bombeiros do município, Cabo Evandro Rios, vereadores Osmundo Schuh, Alécio Jahnke, Vilmo Höhn e Nestor Hickmann, Secretária da Educação Zeli Stein, Secretária de Assistência Social Giley Veiga, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, diretores das escolas estaduais e EMEF, além de demais autoridades e instrutores da Polícia Militar, alunos, pais e familiares.

De acordo com a Diretora da EMEF, Claudete Jahnel, foram 75 alunos, das turmas do 5º ano, que receberam seus certificados. “O Proerd é coordenado pela Polícia Militar e temos uma grande satisfação em receber estes profissionais na escola, porque a gente sabe que, futuramente, vai refletir nos nossos alunos. É um ótimo programa, que aborda o tema das drogas lícitas e ilícitas e vem dando um bom resultado”, destaca.

O Comandante Vilmar Rosa explica que o Proerd é um programa que teve origem nos Estados Unidos, trazido há mais de 20 anos para o Brasil. “É um programa que serve para a orientação das crianças, para que não usem drogas. Inicialmente, era um programa aplicado só para a resistência às drogas. Hoje, ele já abarcou também a violência. Então, são orientações para crianças e adolescentes, para que eles tenham a consciência de que a droga não faz bem à saúde, sejam elas lícitas ou ilícitas”, afirma.

Também o prefeito Daniel Kothe destacou a importância desta ação e parabenizou a Polícia Militar, escolas e alunos. “O Proerd é algo de extrema importância, porque a situação dos entorpecentes está muito presente na nossa sociedade e é importante que a gente se preocupe com isso e crie ações preventivas, faça a parte de conscientização das nossas crianças e adolescentes, para que eles não estejam tão vulneráveis a este problema tão sério que são as drogas”, frisou.

Durante o cerimonial de formatura do Proerd, foram também premiadas as melhores redações, além de ser feito o sorteio de uma bicicleta, patrocinada pelo Leo Clube Ômega.