Condeus realiza reunião

Na manhã de segunda-feira (04), o Conselho de Desenvolvimento Urbano (Condeus) de Saudades, realizou, na prefeitura municipal, uma importante reunião, tratando sobre os desafios para este ano quanto ao desenvolvimento econômico do Vale de Hospitalidade.

Participaram da reunião, além do prefeito Daniel Kothe, os conselheiros do órgão. De acordo com Kothe, 2015 foi um ano de muitas dificuldades para Saudades, principalmente em relação à situação de calamidade pública enfrentada durante o ano.

“Agora, estamos sentindo na pele todos os problemas que são decorrentes desta situação de calamidade. Para que se tenha uma ideia, tivemos em 2015 uma perda direta de aproximadamente R$ 27 milhões, isso no momento da tragédia, ou seja, no dia 14 de julho. E, durante o ano, os dados preliminares levantados apontam perda de mais R$ 20 milhões no valor adicionado do movimento econômico de Saudades”, ponderou o prefeito.

Somando as perdas diretas com as do movimento econômico, além da inflação do período, a cifra do prejuízo ultrapassa os R$ 50 milhões, o que corresponde a 20% do valor adicionado do movimento econômico. “Para um município que tem esse valor adicionado em cerca de R$ 260 milhões, essa perda na nossa economia é muito grave”, destaca Kothe.

Assim, o Conselho está fazendo um debate e pensando algumas ações para tentar minimizar o impacto dessa situação negativa na economia saudadense. “Quando dizíamos que iríamos demorar de dois a três anos para nos recuperarmos da enchente, no cenário de hoje, possivelmente vamos demorar mais tempo, pois agora estamos refazendo a infraestrutura de Saudades, recolocando tubos, arrumando pontes, enfim, fazendo a reforma do patrimônio público afetado, a exemplo do que está sendo feito no Módulo Esportivo. Mas sabemos que, para que o movimento econômico retorne, é preciso muito mais do que isso”, completou o prefeito Daniel.

Kothe destaca ainda a importância do Conselho na busca de alternativas para este problema. “Acredito que, dentro das nossas possibilidades, com a ajuda dos Governos Federal e Estadual, nós vamos poder avançar e minimizar estes impactos. Mas, com toda a certeza, dentro de alguns anos ainda vamos sofrer as consequências do que aconteceu em 2015”, concluiu o chefe do executivo.