Produtores participam de visita técnica sobre piscicultura

Na última sexta-feira (27), a Secretaria da Agricultura de Saudades promoveu uma visita técnica a propriedades rurais, nos municípios de Mondaí e Descanso, onde os participantes puderam conhecer mais sobre a atividade de piscicultura.

Estiveram acompanhando a visita, o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, o vereador Everson Jandrei Weber (Nico), e os técnicos Jones Mohr e Mauro Sehn, além de um grupo de piscicultores saudadenses.

Conforme o técnico Jones Mohr, em Mondaí foi visitado uma propriedade que trabalha com o sistema de produção de peixes de forma intensiva, sendo a espécie comercializada a tilápia. “Na visão do produtor, as lagoas são bem rentáveis, sendo uma alternativa muito boa para aquela região”, destacou.

À tarde, o produtor visitado foi no município de Descanso, que trabalha com um sistema mais tecnológico, adequado dentro de todas as normativas legais; as espécies aí produzidas são o jundiá e o catfish. “Esta é outra forma de produção bem interessante e que agradou muito os produtores que estiveram participando da visita técnica”, completou Jones.

De acordo com o técnico da Secretaria, o intuito da viagem foi conhecer e buscar alternativas para os piscicultores saudadenses. “Os interessados puderam conhecer as vantagens, desvantagens e, principalmente, as dificuldades que a piscicultura traz, em especial, por ser uma atividade ainda pouco desenvolvida na nossa região, onde foram tiradas boas conclusões tanto pelos técnicos quanto pelos agricultores que estiveram presentes”, concluiu Jones.