Lançamento do Programa Primeiros Passos será neste sábado, em Saudades

Acontecerá neste sábado (05), o lançamento do Programa Primeiros Passos em Saudades. O programa é uma ação da Administração Municipal, que integra as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

O programa foi pensado, tendo em vista o grande número de crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, considerando que os anos iniciais são fundamentais na formação humana. Assim, a Administração está propondo um Programa articulador das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, que contemplem crianças na faixa etária dos 0 aos 10 anos de idade, além de gestantes do município.

Por ser um programa ousado e inovador, contará com a contribuição dos gestores públicos e profissionais vinculados ao programa, que atuam nas áreas envolvidas. “O resultado esperado com este trabalho é uma geração mais saudável, consciente de sua responsabilidade com a sociedade e com acesso às oportunidades para uma vida adulta plena”, destaca o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus.

Os principais diferenciais do Programa são, entre outros, 12 horas de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde, 6 refeições diárias às crianças, com mais de 850 crianças atendidas, mais de 190 profissionais envolvidos, entre professores, pediatra, nutricionista e psicóloga.

“Temos no município um déficit 0 de vagas na educação infantil. Atendemos em turno integral, das 06:30 horas da manhã até às 18:30 horas, sem fechar ao meio-dia. Os pais podem trabalhar com segurança e tranquilidade, pois sabem que seus filhos estão sendo bem cuidados”, argumenta a Secretária da Educação, Zeli Vergues Stein.

O atendimento integral de 12 horas é uma ação pioneira na região, sendo que para o próximo ano, com a consolidação do programa, mais ações serão desenvolvidas, de forma a complementar o aprendizado nas escolas. “Queremos oferecer, além do que já é feito, mais atividades no contra turno, para que as crianças tenham, além da educação, possibilidade de acesso às políticas sociais”, comenta a assistente social Sueli Kunz.

Neste sábado, o lançamento do Programa Primeiros Passos acontecerá no Módulo Esportivo, em Saudades, a partir das 13:30 horas. Após a abertura oficial, serão feitas mostras de trabalhos dos alunos, bem como haverá um momento em que a família poderá acompanhar o que seus filhos desenvolvem na escola. Toda a comunidade saudadense e regional está no convite para participar.