Administração faz levantamento das perdas com enxurrada e anuncia primeiras ações

A Administração Saudades está trabalhando, desde o dia 01 de janeiro, logo após a enxurrada que atingiu o município, procurando restabelecer estradas, pontes, bueiros e acessos, e também já está fazendo um levantamento completo das perdas com a intempérie, tomando assim as primeiras medidas para minimizar os impactos.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, as perdas, em patrimônios públicos, devem ultrapassar a cifra de R$ 2 milhões. “Definimos, junto com a Defesa Civil, pela decretação do estado de emergência e, a partir disso, convocamos os funcionários do município, que estavam em férias, para retornar às atividades, especialmente os colaboradores da Secretaria da Infraestrutura, com o intuito de ajudar e pelo menos dar um acesso às propriedades atingidas”, afirma.

Também, foi nomeada uma comissão que está fazendo os levantamentos das perdas, para que seja possível obter dados concretos a fim de fundamentar o decreto. “Esses dados já estão conosco. Estamos aguardando os projetos técnicos que serão elaborados pela equipe da Amerios, para que tenhamos um orçamento bem aproximado do volume de recursos necessários para que a gente possa realizar a reconstrução de bueiros, pontes e pontilhões”, completa.

Além disso, em reunião com a Defesa Civil estadual, o município de Saudades já teve a notícia da liberação de dois kits de transposição de obstáculos, que são pontes pré-moldadas, além de cerca de 20 mil litros de óleo diesel. “No nosso levantamento preliminar, temos 10 locais em que seria necessária a reconstrução das pontes. Até agora, nós tivemos o anúncio da Defesa Civil que eles vão nos destinar duas pontes e também cerca de 20 mil litros de óleo diesel, para que tenhamos a condição de fazer a recuperação das estradas e também a limpeza dos locais mais afetados”, declara o prefeito.

Kothe afirma ainda que o município ainda sofre com as consequências da enchente de 2015, como por exemplo, a interdição da ponte que liga as comunidades de Santa Catarina e Araçazinho. “Essa é uma ponte grande, que demanda um volume muito grande de recursos para reconstruí-la”, resume.

Além das ações já acima pontuadas, também já está sendo executada a limpeza do Rio Taipas. “Já demos a ordem de serviço para desassoreamento do trecho que vai da ponte na Avenida Brasil até a ponte que dá acesso ao Loteamento Hoss. São ações que, pelo menos, vão tentar minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. Sabemos que há muitas coisas ainda a serem feitas, mas o que não nos falta é coragem e vontade de continuar trabalhando, chamando também a sociedade para ajudar”, completa o prefeito Daniel.