Caminhos do Campo e Cidade da Gente serão os dois grandes eixos da Secretaria de Infraestrutura

Nesta semana, dando prosseguimento às entrevistas com os secretários do município de Saudades, o titular da pasta da Infraestrutura, Flávio Hübner, destacou os trabalhos que já vêm sendo realizados pelo setor bem como as perspectivas futuras.

Flávio é um dos secretários que continua na pasta, durante a segunda gestão da dupla Daniel e Sadan no executivo municipal. Seu nome teve tanto a ratificação da coligação como do Partido dos Trabalhadores. “Na própria campanha, os partidos aliados definiram em fazer uma composição igualitária das secretarias e, nesse sentido, duas secretarias ficaram com o PT. Dentro de cada partido, houve a definição dos nomes para cada cargo”, ressalta Hübner.

Experiências na vida pública

Flávio atua na ação política e na área sindical desde sua juventude. Em 1988, foi eleito vereador. “Desde lá, viemos atuando no setor público. Claro, fiquei por alguns anos de fora, mas sempre envolvido com a comunidade”, resume.

Por duas oportunidades, Flávio foi Secretário de Agricultura no município de Saudades; durante a administração 2013-2016, foi Secretário de Infraestrutura, pasta que continua como titular durante a atual gestão, reeleita no ano passado. “Temos uma boa experiência; conhecemos o município muito bem e sabemos dos desafios que temos, uma vez que nosso município tem uma área muito grande, com muitas estradas por fazer e também problemas na cidade”, afirma.

Primeiras ações da Secretaria

O município de Saudades, como outros da região, foi afetado pela enxurrada do dia 31 de dezembro de 2016. Havia um planejamento de trabalhos para o início deste ano, inclusive com a concessão de férias para os servidores. “Mas fomos pegos de surpresa mais uma vez e isso fez com que tivéssemos que refazer o nosso planejamento e resolver os problemas decorrentes dessa intempérie”, destaca Flávio.

Houve problemas como bueiros, acessos e estradas danificadas no interior; na cidade, tubulações não resistiram ao volume de água, com inúmeros contratempos. “Tivemos que tentar resolver isso e, por esse motivo, estamos trabalhando desde o dia 02 de janeiro de forma intensa. Chamamos toda a equipe de volta para que nos ajudasse a fazer esse trabalho inicial, para dar as mínimas condições de acesso aos agricultores e também aqui na cidade resolver os problemas mais urgentes”, completa Hübner.

Conforme o Secretário, estes problemas não são de resolução imediata, mas o setor vem trabalhando de forma constante para resolvê-los, de forma gradativa. A partir do dia 15, parte dos funcionários vão entrar em férias, que são um direito dos servidores; a partir de março, os trabalhos voltam à normalidade, com a equipe completa.

Programas Caminhos do Campo e Cidade da Gente serão foco dos trabalhos

Ainda de acordo com o Secretário Flávio, o trabalho da Infraestrutura será pautado no Caminhos da Campo – na área rural, e no Cidade da Gente – no perímetro urbano. Inicialmente, a ênfase será a cidade.

“Temos problemas que vêm já se arrastando há muito tempo. Já resolvemos alguns, como a tubulação na Rua Padre Antônio Vieira, mas temos ainda problemas na Rua Iguaçu, onde cada vez que chove ocorre inundação lá. Temos, inclusive, os tubos já comprados e nos desafiamos a, neste ano, fazer este trabalho de tubulação naquela rua”, explana Flávio.

Na Rua Alvorada, também deverá ser feita uma galeria com extensão de mais de 500 metros. “Vamos estar, nesse primeiro período, mais focados na resolução dos problemas da cidade. No decorrer do ano, vamos também focar no Programa Caminhos do Campo, que demos início no ano passado e daremos continuidade nesse novo governo”, completa o Secretário.

Considerações finais

Por fim, Flávio pediu a colaboração e o entendimento de todos os munícipes saudadenses. “Uma coisa todos podem ter certeza: a nossa equipe, seja de secretários como de servidores, está toda empenhada em fazer o melhor possível. Estamos trabalhando de forma harmoniosa e queremos que cada vez mais a sociedade nos ajude também, pois sabemos que o poder público sozinho não consegue resolver todos os problemas”, aduz.

Flávio destaca ainda que a Secretaria de Infraestrutura fará todo o possível para que Saudades cada vez mais seja um município bom de morar e se viver. “Por isso, precisamos da ajuda e colaboração de todos”, finaliza o Secretário.