Parceria entre Secretaria da Saúde e Casa da Amizade possibilita exames de mamografia

A Casa da Amizade, durante o Outubro Rosa promovido no ano passado, arrecadou valores com ações realizadas e, desta forma, efetuou a doação de 40 ultrassons de mama e 60 mamografias à Secretaria da Saúde de Saudades.

De acordo com o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a Casa da Amizade acertou os detalhes com as empresas que prestam esses serviços, enquanto que a Secretaria entra com o transporte gratuito das pacientes até Chapecó.

“Até o final de 2014, o acesso às mamografias era igual para todas as mulheres. A partir de 2015, para ter acesso às mamografias pelo SUS, as mulheres precisam ter idade entre cinquenta e setenta anos. Nesse pacote de 60 mamografias que a Casa da Amizade nos presenteou, estamos organizando conforme a fila de inscrição, dando prioridade às pessoas das faixas etárias que não têm esse acesso pelo SUS”, destaca Zé Ricardo.

Nesta semana, foram transportadas 15 pacientes para fazer os exames de mamografia; serão organizados grupos com esse número de pessoas, para otimizar o transporte e evitar períodos de muita espera nas clínicas. “Está sendo bem tranquilo, é um trabalho que vem dando um resultado muito bom e eu quero aproveitar para, principalmente, agradecer, em nome de todos os pacientes e da Secretaria da Saúde, a Casa da Amizade, pois para nós sempre é bom ter essa ajuda das entidades e clubes de serviço, visando minimizar os problemas da nossa população”, completa Zé Ricardo.

Parceria na luta contra a Dengue

Zé Ricardo lembra ainda da importância da união entre a Secretaria da Saúde e clubes de serviço saudadenses na luta contra a Dengue e em diversas outras ações. “Foi muito importante, no ano de 2016, essa parceria com os clubes de serviço na cidade e algumas ações, como o combate à Dengue, se destacam”, comenta.

Neste ano, apesar de haver a presença da larva e do mosquito Aedes aegypti no município, não há casos da doença registrados. “Mas todo cuidado sempre é pouco e, se todas as pessoas nos ajudarem, evidentemente, conseguiremos fazer um trabalho melhor”, finaliza o Secretário Zé Ricardo.