Comitiva saudadense visita o campus do IFSC de São Carlos

Na tarde da segunda-feira (11), o prefeito Daniel Kothe, junto com os secretários Alison Ivonei Hoss (Educação), José Ricardo Ternus (Saúde), Rogério Sehnem (Administração) e Flávio Hübner (Infraestrutura), vereadores Marilise Warmling e Elizeu Kreutz, diretora da EMEF Claudete Jahnel, representante da EEB Rodrigues Alves Erlani Smaniotto Höhn e chefe de gabinete Claci Kollet estiveram visitando o campus do IFSC de São Carlos.

No Instituto Federal, foram recebidos pelo Diretor Geral do campus, Juarez Pontes e professores do centro, tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos oferecidos no município vizinho, além de visitar laboratórios e demais estruturas da instituição, com o intuito de promover a integração entre o IFSC e a comunidade e torná-lo conhecido na região.

O IFSC de São Carlos oferece cursos técnicos na área de Aquicultura, Agronegócios e Técnico em Edificações, os quais são subsequentes ao ensino médio; concomitantes com o ensino médio, são oferecidos os cursos de Técnico em Agropecuária e Técnico em Edificações. A partir de 2018, o campus oferecerá curso em nível superior de Engenharia Civil. Além destes, são oferecidos inúmeros cursos profissionalizantes de qualificação rápida, em diversas áreas.

O ingresso nos cursos técnicos e profissionalizantes é feito por sorteio público; já para o ensino superior, será por meio do ENEM/SISU. Atualmente, o IFSC de São Carlos tem 200 alunos matriculados, com 35 professores efetivos na instituição. No estado de Santa Catarina, existem 22 campus, sendo 5 na região oeste.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, a visita teve o objetivo de valorizar este espaço importante, de ensino gratuito e com qualidade, bem como divulgá-lo às lideranças e comunidade saudadense. “Infelizmente, hoje não temos nenhum aluno do nosso município estudando, seja no ensino médio ou nos cursos oferecidos pelo Instituto. É uma pena, acredito que temos que fazer um trabalho de divulgação e mobilização para que os nossos alunos também despertem o interesse em estudar nessa importante instituição”, aduziu.

Kothe destacou que o município procurará pensar em algumas políticas de parceria com o IFSC, para buscar a qualificação, principalmente dos jovens. “Vamos divulgar o material do Instituto, para que os alunos que estão iniciando ou concluindo o ensino médio e estejam interessados em fazer algum curso técnico possam procurar o IFSC. Foi uma visita boa, agradeço as lideranças que nos acompanharam e foi uma oportunidade de conhecermos o que tem de investimento público, do Governo Federal, na nossa região e que devemos aproveitar melhor”, finalizou o prefeito.

O campus do IFSC de São Carlos está localizado na Rua Aloísio Stoffel, nº. 1271, Bairro Jardim Alvorada. O atendimento é feito das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas. Telefone: (49) 3325-4149 ou no site: www.saocarlos.ifsc.edu.br.