Representantes da Secretaria da Saúde visitam o aterro sanitário

Na manhã desta quinta-feira (16), o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus e a responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária Varnise Kipper estiveram realizando uma visita ao aterro sanitário situado no município de Saudades.

O objetivo da visita foi verificar in loco as condições do local. A Vigilância Sanitária é também responsável por fiscalizar o aterro. De acordo com Varnise, as licenças ambientais estão todas em dia, porém, é importante a visita para verificação por parte do setor.

São verificados desde o acúmulo de lixo, cheiro, tratamento do chorume, parte de reciclagem até as condições de trabalho dos funcionários. “Tudo está dentro do que é exigido. As condições do aterro sanitários estão muito boas. Precisamos que as pessoas ajudem na separação do lixo para melhorar ainda mais a vida útil deste aterro”, explica Varnise.

Conforme a responsável pela Vigilância Sanitária, empreendimentos como este sempre trazem algum risco para ao meio ambiente, porém, o aterro situado no município segue rigorosamente as normas de segurança estabelecidas, com o intuito de prevenir acidentes e reduzir os impactos, caso ocorram. “Por isso, há profissionais que acompanham lá diariamente. Esse local nunca fica desassistido, até para que não aconteça nada”, completa Varnise.

Secretário Zé Ricardo pede a conscientização da população para a separação do lixo

Aproveitando a oportunidade, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus reitera a importância em separar o lixo que é coletado.

Nas palavras do gestor, é necessário que se faça a separação do lixo e que os resíduos sejam levados na rua no dia certo da coleta. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, é feita a coleta do lixo orgânico; e nas terças e quintas-feiras, é coletado o lixo reciclável.

“Vamos procurar separar em casa, cada um fazer a sua parte. No aterro, tudo está funcionando bem. Mas se o lixo sair da nossa casa no dia certo, isso vai dar uma ajuda incalculável para o meio ambiente. Por isso, é importante que todos façamos a separação do lixo e que levemos para a rua no dia correto, para que a coleta seja mais prática, objetiva e que traga mais qualidade de vida para todos”, aduz Zé Ricardo.

O Secretário lembra ainda que a empresa estará deixando de recolher o lixo, caso esteja colocado de forma incorreta conforme o dia da recolha.

Confira como funciona o recolhimento do lixo:

– Segundas, quartas e sextas-feiras: Lixo orgânico (restos de comida, lixo de banheiro e materiais molhados);

– Terças e quintas-feiras: Lixo reciclável (papel, vidro, materiais plásticos e materiais secos).