Casa da Amizade é homenageada pela Câmara de Vereadores

Na segunda-feira (11), durante a última sessão legislativa do ano, a Câmara de Vereadores de Saudades prestou uma homenagem à Casa da Amizade. A proposição partiu da vereadora Marilise Warmling.

Estiveram presentes, além dos edis saudadenses e das mulheres que fazem parte do clube homenageado, os Secretários da Saúde (José Ricardo Ternus), de Administração (Rogério Sehnem) e de Agricultura (João Brancher), primeira-dama Liane Vitali Kothe (representando o prefeito Daniel, que esteve em viagem a Florianópolis), além de expressivo número de munícipes.

Conforme a presidente da Casa da Amizade, Ivone Ulsenheimer, a homenagem é um reconhecimento pelos trabalhos realizados, bem como pelos prêmios recebidos. Dentre esses, destacam-se os conquistados no Encontro Distrital, que ocorreu em Campos Novos, onde Saudades obteve o primeiro lugar em todas as premiações: maior caravana, melhor relatório (Prêmio Rosa de Prata) e o melhor projeto em saúde.

“A nossa casa concorreu com o projeto Outubro Rosa, onde nós fizemos um trabalho de conscientização e também de compra de mamografias e ultrassons, para mulheres que não se encaixam na faixa atendida pelo SUS, que é acima dos 70 anos e que também são acometidas pela doença. Fizemos um belo trabalho e hoje, a Câmara de Vereadores fez esse reconhecimento”, destacou Ivone.

Agora, as mulheres da Casa da Amizade de Saudades partem para um desafio maior, concorrendo em nível nacional no Encontro Nacional da Amizade (ENA), em Fortaleza, Ceará, com o projeto do Outubro Rosa.

O Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, enalteceu a parceria do poder público com a Casa da Amizade, principalmente nas campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. “Foi uma homenagem justa à Casa da Amizade, pelos importantes trabalhos prestados junto à comunidade e a Secretaria da Saúde é muito grata por esta parceria. Conseguimos realizar algumas atividades além da capacidade que temos, porque a Casa da Amizade tem nos repassado recursos financeiros para pagar algumas mamografias, ultrassons de mama e agora, no mês de novembro, ajudando também o público masculino, minimizando a dor e prevenindo as doenças que acometem essas pessoas”, frisou.

A vereadora Marilise Warmling, que também faz parte da Casa da Amizade, destacou que a indicação é um reconhecimento a mais um dos clubes da cidade pelos trabalhos extraordinários realizados, assim como outros clubes voluntários, que exercem um papel fundamental na sociedade.

“São diversas ações que são realizadas e a Casa da Amizade foi contemplada com uma expressiva premiação em Campos Novos, principalmente, por esse projeto do Outubro Rosa, desenvolvido em nossa comunidade. Então, a sociedade é sabedora do alcance desse projeto e também merece nosso reconhecimento, por ter abraçado essa campanha, que busca trabalhar não apenas a realização, mas também a conscientização e a necessidade de prevenir o câncer de mama e o câncer de próstata”, destacou Marilise.

A vereadora aproveitou o ensejo para falar sobre o bom andamento dos trabalhos legislativos neste ano, pautados pela preocupação com a comunidade, dentro dos esforços coletivos do poder público – legislativo e executivo. “Tivemos embates preciosos, nunca por motivos pessoais, mas sim, para defendermos aquilo que nós falamos no nosso juramente, primando e zelando pela coisa pública e trabalhando com muita ética, responsabilidade e compromisso com a nossa gente”, aduziu Marilise.

Por fim, a vereadora lembrou de importantes ações que vêm sendo levadas a efeito pelo executivo nesse final de ano, como é o caso da revitalização da Avenida Brasil, que já teve início. Marilise desejou também um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os munícipes. “Que a gente possa, em 2018, a exemplo desse ano, também na municipalidade, estar encerrando de uma forma tão boa o ano, com obras acontecendo e com projetos concluídos. Que a parceria entre comunidade, poder público e câmara de vereadores continue, pois quem ganha somos todos nós. Nada disso valeria a pena se os projetos fossem individuais, mas o nosso trabalho coletivo e o amor por Saudades precisam estar em primeiro lugar sempre”, concluiu Marilise.