Palestra abordará os benefícios da energia solar fotovoltaica

A ACISC/CDL de Saudades, em parceria com a Ceraçá, realizará na próxima segunda-feira (12), a partir das 19:45 horas, na sede da associação, uma palestra que tratará sobre os benefícios da produção de energia solar fotovoltaica.

O evento é aberto à comunidade, sendo que a palestra será proferida pelo engenheiro da Ceraçá, Claudir Neuhaus.

Sobre a energia fotovoltaica

De acordo com engenheiro Claudir Neuhaus, a energia solar fotovoltaica consiste na produção de energia elétrica por meio do sol. “A irradiação solar incide nas placas e produz energia elétrica. Com um equipamento chamado inversor, há a compatibilização com a rede da concessionária local e o que sobra na produção é injetado na rede; no caso de Saudades, da Celesc ou da Ceraçá”, explica.

A energia excedente, creditada, pode ser gasta em até 60 meses. “Por exemplo, se você gera 500 Kwh e consome apenas 300 Kwh, você tem 200 Kwh que podem ser compensados em até 5 anos”, exemplifica Claudir.

O engenheiro esclarece ainda que, com a instalação do sistema de produção fotovoltaica, mesmo que haja produção suficiente para o consumo, não há a possibilidade de “zerar” a fatura, pois a taxa mínima será cobrada, assim como alguns impostos. “O que há é uma economia significativa nos valores da fatura, que podem chegar até a 90% de redução”, comenta Neuhaus.

No Brasil, atualmente existem 23 mil sistemas de geração fotovoltaicas instalados; a previsão é de que, em 2024, sejam mais de 900 mil.

Outro fator importante é o nível de insolação da região que, segundo Claudir, é muito bom. Em Santa Catarina, a região a partir do meio-oeste até o extremo oeste, comparada à área litorânea, é mais propícia à geração, uma vez que a incidência solar é melhor.

O sistema de produção de energia fotovoltaica pode ser instalado em qualquer ponto ou estabelecimento que esteja conectado à rede de energia elétrica. “As placas podem ser instaladas numa casa, comércio, indústrias, órgãos públicos, propriedades rurais ou também há a possibilidade de instalar um sistema em outra cidade e compensar aqui, desde que seja dentro da mesma área de concessão da Celesc ou Ceraçá e desde que a fatura esteja no mesmo CPF ou CNPJ ou, ainda, em cooperativa ou consórcio”, afirma Claudir.

Benefícios da geração de energia fotovoltaica

Dentre as vantagens da produção de energia solar, podem ser citadas:

– Produção de energia limpa, segura e sustentável;

– Economia de até 90% na fatura de energia elétrica;

– Baixíssima manutenção;

– Valorização do imóvel/empreendimento;

Regulamentação do sistema

A produção de energia fotovoltaica é fiscalizada e regulamentada pela ANEEL. Esse sistema é conhecido como geração distribuída, ou seja, a energia é gerada próxima ao ponto de consumo; tais sistemas podem ser solar, hídrico, eólico e biomassa.  

A vida útil do sistema fotovoltaico pode ultrapassar 25 anos, com uma produção de 80% da capacidade quando chegar próximo a esse tempo.

Para calcular o tamanho do sistema a ser instalado, é feita uma média de consumo da unidade, a partir dos últimos 12 meses. Em seguida, é elaborado e aprovado um projeto junto à Celesc, procedendo à instalação do sistema, inclusive, com a troca de medidor de energia, sendo colocado um aparelho bidirecional, que registra o que é consumido e o que é gerado e injetado na rede. “Gerar a própria energia é um desafio e, além de proporcionar uma redução nos gastos, ajuda para a sustentabilidade do nosso país”, conclui Claudir.