Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Extremo Oeste lança livro sobre o uso racional de medicamentos

O uso racional de medicamentos, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorre quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Falhas nessas condições levam ao sofrimento humano, à incapacidade, à redução na qualidade de vida e à morte, além de ocasionarem maiores custos e desperdício de recursos públicos para o sistema de saúde e para a sociedade.

Com o objetivo de promover a educação em saúde, relacionada ao uso racional de medicamentos, os Farmacêuticos da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Extremo Oeste organizaram o livro intitulado “O Minuto do Medicamento”, no qual a população poderá encontrar orientações sobre o uso adequado dos fármacos.

Inicialmente, essas orientações foram veiculadas por meio radiofônico, em emissora da cidade de São Miguel do Oeste, no espaço conhecido como “Minuto do Medicamento”, do Programa Atualidades, transmitido às 11:30 horas da manhã, de segunda à sexta-feira, pela Rádio FM 103.

O grande interesse por parte do público, bem como de profissionais de saúde e gestores da área da saúde da região alavancou a organização desta publicação. Os temas foram abordados com uma linguagem simples e baseados nas principais dificuldades, erros e dúvidas vivenciadas diariamente pelos farmacêuticos na dispensação dos medicamentos em farmácias públicas.

O livro será lançado nos municípios da região entre os dias 5 a 11 de maio, em alusão à data de 05 de maio, onde comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

As Farmacêuticas da Unidade Básica de Saúde de Saudades, Ana Carolina Ternus e Juliana Zeni entregaram exemplares aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para que sejam usados como ferramenta de trabalho, buscando a conscientização sobre os riscos decorrentes da utilização inadequada de medicamentos, visando garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.

Outros exemplares serão distribuídos à Secretaria da Educação, para que sejam repassados às escolas e bibliotecas, e também às Unidades de Saúde do Município.