IBGE apresenta dados preliminares do Censo Agropecuário 2017

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram na manhã desta quarta-feira (02), no município de Saudades, onde fizeram a apresentação dos dados preliminares do Censo Agropecuário 2017.

De acordo com a Coordenadora de Subárea de Censo do IBGE da região de Chapecó, Cristiane Lazzarin, nesta reunião foram apresentados os dados brutos coletados. “Passamos o total de estabelecimentos agropecuários visitados, onde tivemos 1488 endereços que existiam, sendo que destes, foram constatados que 1120 são estabelecimentos agropecuários, tendo alguma atividade agrícola, agropecuária, aquícola ou florestal”, explica.

Cristiane destaca que a cobertura no município foi de 100%. Os dados brutos já podem ser consultados no endereço eletrônico: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017. A partir do dia 01 de julho, os dados completos estarão disponíveis no site.

No ano de 2020, deve acontecer o Censo Demográfico. “Vamos começar a organizar a estrutura da coleta do Censo a partir do ano que vem. Diferentemente do Censo Agropecuário, o Demográfico terá o posto de coleta aqui em Saudades. Lembramos à população que tenha interesse, para que faça o concurso e seja recenseador”, completa Cristiane.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, acredita que a partir dos dados, pôde-se constatar que a atividade agropecuária não perdeu estabelecimentos, o que é muito positivo. “Isso significa que a nossa agricultura é razoavelmente estável, ou seja, não diminuímos o número de estabelecimentos com produção agrícola e agropecuária e também constatamos que o município tem um crescimento de produção significativo. Isso nos anima e mostra que estamos traçando um caminho certo, no desenvolvimento sustentável, ficando, assim, menos suscetíveis às oscilações do mercado”, afirma.

Porém, Kothe ressalta que há pontos que precisam ser trabalhados junto a algumas famílias, a fim de melhorar as condições de renda, bem como fomentar a permanência dos jovens no campo. “Embora tenhamos a grande maioria dos agricultores com a idade variando entre 30 e 60 anos, há um número muito pequeno de pessoas com menos de 30 anos trabalhando na agricultura, o que dificulta a sucessão familiar”, pondera.

Além disso, o chefe do executivo destaca a expectativa que existe para a realização do Censo Demográfico em 2020. “O IBGE vai fazer a contagem da população de Saudades e estamos com uma expectativa bastante grande com esse Censo, pois acreditamos que passaremos de 10.188 habitantes, sendo que a partir disso, mudaremos a nossa participação na divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Então, a exemplo do Censo Agropecuário, é importante que o trabalho em 2020 seja também muito bem feito”, conclui Kothe.