Assistência Social promove capacitação com membros do CMDCA

A Secretaria de Assistência Social de Saudades promoveu na noite de terça-feira (27), na Câmara de Vereadores, um encontro com os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Representantes de entidades do município também participaram.

A reunião teve por objetivo capacitar conselheiros, especialmente sobre a elaboração de projetos e captação de recursos via Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A assistente social Roselaine Camatti esteve ministrando o curso.

Na capacitação, foi abordada a função do conselho, como ele se constitui e quais suas atribuições. Além disso, os conselheiros tiveram acesso às informações sobre o funcionamento do FIA, de que forma esse fundo incorpora o orçamento municipal e, a partir dos recursos advindos desse orçamento municipal, também conhecer outras formas de captação de recursos, por meio de projetos desenvolvidos pelo próprio conselho.

“Com isso, busca-se trazer a comunidade e a sociedade civil no processo de captação destes recursos, que são provenientes das pessoas que têm imposto de renda devido e também empresas do município, contribuindo em projetos na área da infância e adolescência”, destacou a assistente social Roselaine Camatti.

De acordo com a coordenadora do CMDCA, Sueli Kunz, o conselho tem integrantes de toda a comunidade saudadense, sendo um instrumento muito participativo. “Como os demais conselhos municipais, o CMDCA é paritário, ou seja, tem membros do governo e de entidades da nossa comunidade local”, concluiu.