CFR de Saudades forma mais 13 alunos

Na noite do sábado (22), a Casa Familiar Rural de Saudades realizou a formatura de mais uma turma do seu curso Técnico em Zootecnia. Na oportunidade, 13 jovens receberam seus diplomas.

O evento aconteceu na sede da Assepumu e contou com a presença do vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Associação da CFR João Alfredo Schmatz, Secretário de Educação e presidente da Arcafar – SC Alison Ivonei Hoss, Alexandre Schuh – representando o Secretário de Agricultura do município, dentre outras autoridades, pais, familiares e amigos dos formandos.

Conforme o presidente da Associação da CFR de Saudades, João Alfredo Schmatz, este foi um momento importante. Ele também agradeceu a parceria do município. “Esperamos que estes jovens façam a diferença em suas propriedades. A Casa Familiar está se tornando hoje uma instituição que está formando sucessores nas famílias. Esperamos que, no próximo ano, possamos entregar mais uma leva de jovens à sociedade, para fazer este mundo um pouco melhor”, pontuou.

Para o Secretário Alison Ivonei Hoss, os jovens que receberam seus certificados têm um potencial muito grande. Além disso, Hoss destacou também a parceria das famílias durante o processo de formação dos alunos. “Essa formação trará qualificação a esses jovens, para que eles permaneçam em suas propriedades, e o município de Saudades sempre fomenta ações nesse sentido. Além disso, procuramos incentivar novos alunos a frequentarem a Casa Familiar Rural para que possamos estar fazendo, aos poucos, nossa parte na qualificação dos jovens, filhos de agricultores, para que tenham uma formação voltada à questão da permanência na propriedade”, aduziu.

O vice-prefeito Osmar Prestes destacou que o município de Saudades é caracterizado por uma agricultura forte e de tradição na policultura. “É preciso que exista um trabalho muito sério na questão da sucessão familiar. A Casa Familiar Rural é uma entidade que tem a parceria da Arcafar, da Associação, prefeituras e estado, e desenvolve um trabalho muito importante com os jovens”, disse.

Além disso, Sadan reiterou a importância do diálogo dentro das famílias, uma vez que os jovens voltam à propriedade com uma visão diferente dos pais. “Este trabalho é feito com muito carinho e o município de Saudades sempre foi um apoiador. A somatória de todos os esforços, no decorrer dos últimos anos, culminou com esta formatura tão bonita e com esses jovens felizes e preparados para tocar sua propriedade”, concluiu o vice-prefeito.