Saudades Registra Primeiro Caso de Dengue em 2020

Na última quinta-feira (19/03), confirmou-se o primeiro caso de Dengue, no ano de 2020, no município de Saudades. O paciente que testou positivo é morador do interior do município.

Prefeito municipal, Daniel Kothe, reforça os cuidados que cada munícipe deve ter para eliminar e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. “Agora que a população está em casa, é uma oportunidade que cada um tem de fazer uma limpeza no terreno, verificar se não há água parada nos arredores de casa, averiguar vasos de flores, que costumam armazenar água, para que não tenha reprodução do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya”, alertou Kothe.

Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de transmissão da Dengue é por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera em água parada. Dessa forma, o combate à doença começa no combate ao mosquito transmissor. Isso é possível evitando água parada, principalmente em pneus, vasos de plantas, garrafas e demais recipientes que podem armazenar água.

A infecção por Dengue pode ser assintomática, leve ou grave e todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, porém, pacientes idosos ou com doenças crônicas, têm mais risco de contrair a forma mais grave da doença.

Os principais sintomas da Dengue são:

• Febre alta > 38.5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

O diagnóstico da Dengue é clínico e feito por um médico, confirmado com exames laboratoriais. Em caso de confirmação, não há tratamento específico para a Dengue. O tratamento é feito com muita hidratação, repouso e medicamentos para controlar os demais sintomas. O tratamento é feito de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso, portanto, a automedicação não é indicada.

Em caso de sintomas, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde a qual você pertence.

Unidade Central: 3334-0233 | 98851-2578.

Unidade Bairro Laje de Pedra: 3334-0478.

Unidade do Distrito de Juvêncio: 3736-0032.