Município De Saudades Adota Medidas Econômicas em Razão da Pandemia do Novo Coronavírus

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Administração Municipal de Saudades adotou algumas medidas econômicas que vem ao encontro da necessidade da população diante do atual cenário mundial.

As medias preveem o reparcelamento dos débitos e impostos que a população recolhe para o município, ficando estabelecido que:

–  IPTU: A Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que tinha como data de vencimento 15 de abril, foi prorrogado para o dia 15 de agosto de 2020. Dessa forma, o contribuinte que desejar pagar seu IPTU à vista, terá até o dia 15 de agosto para recolher o imposto, recebendo o desconto de 15%. Quem optar em pagar o imposto de forma parcelada, o vencimento ficou para os meses de setembro, outubro e novembro. Serão três parcelas, sem acréscimo de juros ou multas.

–  O pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), o pagamento dos alvarás, a taxa de água e a taxa de lixo, dos meses de março e abril, poderão ser pagos até o dia 31 de julho de 2020, sem acréscimo de juros ou multas.

–  Durante os meses de março e abril, não serão feitos desligamentos de água para as pessoas que estão em débito, pois, neste momento, a prioridade é preservar a saúde dos munícipes.

Daniel Kothe, prefeito municipal de Saudades, destaca que essas medidas são importantes para que a população enfrente, mais facilmente, essa realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. “Essa é uma ação que nós pensamos para facilitar a vida do nosso contribuinte, uma vez que muitos bancos estão fechados e, também, diante da situação econômica posta, onde muitas pessoas estão com dificuldade de renda nesse período, então, estamos adaptando a realidade do município à realidade dos nossos contribuintes”, explicou Kothe.

Além das medidas econômicas, o cuidado com a saúde e a prevenção continuam sendo atitudes essenciais aos munícipes saudadenses. Embora o município não tenha casos suspeitos de coronavírus, nem situações sendo investigadas e mesmo que nenhum teste tenha sido realizado, é necessário que o isolamento social e os cuidados continuem para que a epidemia não chegue ao município.

O chefe do executivo municipal frisou que apenas os serviços essenciais continuarão em funcionamento no município.  Além das farmácias, supermercados e postos de combustíveis, a coleta de lixo está sendo realizada normalmente e, no dia de hoje (24), será feita uma limpeza urbana, para evitar o acúmulo de lixo e entulho. O atendimento nos postos de saúde do Distrito de Juvêncio, da Sede e do Bairro Laje de Pedra continuam mantidos. “Importante destacar que, no posto de saúde do Bairro Laje de Pedra, apenas estão sendo realizadas vacinas contra a gripe. Os idosos devem permanecer tranquilos e, com calma, poderão se dirigir ao posto de saúde do Laje de Pedra para receber a vacina.  Aos idosos do interior, será feito um roteiro específico, então, não precisam se expor, vir à cidade, pois esse trabalho será feito nas comunidades do interior”, concluiu Daniel.