Atividades e Brincadeiras Educativas Para Crianças e Famílias

As brincadeiras e os jogos influenciam diversos comportamentos nas crianças, desde o nascimento, e são cruciais para o desenvolvimento cognitivo. Eles promovem habilidades sociais e motoras na criança, além de aumentar a autoestima e aliviar o estresse.

 

Brincar ajuda a desenvolver e a melhorar as habilidades sociais, melhora a comunicação, a linguagem corporal e verbal, a segurança, a liberdade, os limites, a cooperação e o trabalho em equipe. Brincar é um poderoso catalisador para a socialização positiva. Por meio da brincadeira, as crianças aprendem a lidar com os outros para trabalhar em conjunto. A brincadeira pode coibir o desenvolvimento de atitudes violentas.

 

Neste tempo de isolamento social, aproveite seu tempo e incentive e ajude seu filho(a) nas atividades e brincadeiras. Valorize o tempo que estiverem juntos, não importa a quantidade e sim a qualidade. Ajude a criar memórias incríveis na mente e no coraçãozinho do seu(sua) pequeno(a).

 

Abaixo, na galeria de arquivos, encontram-se algumas sugestões de brincadeiras e atividades sugeridas pelas professoras dos respectivos Centros de Educação Infantil.

 

 

Fonte: Manual Atividades e Brincadeiras. Educadora Integrativa do Sono Infantil.