Administração Municipal viabiliza Ponto de Atendimento e nomeia a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

O Governo Municipal nomeou ainda no primeiro trimestre de 2021, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Criada pela Lei nº 2.181 de 11 de março de 2014, estava inativada no município.

Com a COMPDEC o município habilitou-se a receber recursos emergenciais em razão de desastres naturais. A coordenadoria também será responsável por providênciar um levantamento das áreas de risco do município e elaborar um plano de contingenciamento.

Na oportunidade foi nomeado também o novo Conselho Municipal de Defesa Civil – (COMDEC), que estava desatualizado.

O Secretário da Administração e Fazenda, Márcio Otair Hart reitera o significado e a importância da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), e a necessidade de implementação do plano de contingência do município. “A COMPDEC é de suma importância, pois, em situações de desastres naturais, a Coordenadoria Municipal tem por prerrogativa intermediar contato entre o município e a Defesa Civil do Estado, dessa forma buscar recursos financeiros, efetivo humano e maquinário para amenização da gravidade, bem como, resolução da situação de calamidade.”

Atualmente o município dispõe de três agentes da Defesa Civil, ambos atuando junto aos Bombeiros e Vigilância Sanitária. Nesse sentido, viabilizar um ambiente de trabalho apropriado é de fundamental importância, para que a coordenação possa dar prosseguimento nesse trabalho, principalmente no que tange a questão orientativa aos munícipes, visando sempre a antecipação desses frente a intempéries climáticas.

Assim sendo, a Administração Municipal está atuando para disponibilizar um Ponto de Atendimento na área central da cidade, habilitando uma sala anexa ao terminal rodoviário de Saudades-SC, localizada na rua Duque de Caxias, ao lado do ponto de atendimento da Celesc.

Para ser possível viabilizar esse espaço, foram efetuamos melhoramentos no imóvel, com a substituição de portas e divisórias, outrora completamente danificadas havia tempo, reorganização dos depósitos, instalação de rede elétrica, de internet e telefonia. Também foi instalado um sistema de videomonitoramento no local, abrangendo também a Autarquia Municipal – Samae e o Departamento de Obras e Serviços Urbanos – DOSU, que também terá um pronto de atendimento central em breve.

Município de Saudades-SC. O Amanhã está Aqui!