Acadêmico saudadense participa do programa “Conhecendo o STJ”

Um estudante de Direito do município de Saudades, terá a oportunidade de conhecer o Supremo Tribunal de Justiça em Brasília: Guilherme Henrique Hickmann, que está no 10º período do curso na Unoesc participará, em agosto, do Programa de Visitação Técnica “Conhecendo o STJ”.

Tal programa tem por objetivo proporcionar a estudantes do curso de direito de todo o Brasil a oportunidade para aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e funcionamento do Tribunal, além de complementações de ensino, aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.

De acordo com Guilherme, este estágio acontece em duas oportunidades no ano, sendo disponibilizadas 30 vagas para todo o país. Cada estado tem direito a uma vaga, sendo que nos 03 estados em que há mais inscrições, os mesmos têm direito a uma vaga adicional.

O programa acontece nos meses de fevereiro e agosto de cada ano, tendo duração de 05 dias; no final, cada participante que cumpre a carga horária com aproveitamento de 80%, recebe um certificado de participação. “O objetivo é acompanhar toda a parte teórica e prática do Tribunal, seções de julgamento, enfim, todo o trabalho do STJ”, destaca Guilherme.

De Santa Catarina, além do estudante do Vale da Hospitalidade, outro de Videira participará do programa. Um dos critérios de seleção é o semestre que o candidato está cursando, ou seja, o quanto mais próximo do final do curso, melhor será a classificação do acadêmico. Caso haja empate entre candidatos, terá preferência o estudante que tiver feito a inscrição por primeiro.

Guilherme explica ainda que o cronograma de atividades será disponibilizado aos alunos apenas no local, nos primeiros dias do estágio. Mas a expectativa é de que além do STJ, os alunos conheçam outros tribunais superiores, como o STF, por exemplo. O curso tem início no dia 04 e se estende até o dia 08 de agosto.

“Eu acredito que vai ser uma experiência muito boa, pela oportunidade que se tem, até porque são poucos que conseguem esta vaga. Com certeza, é algo que vem para enriquecer o conhecimento na área jurídica e vai trazer bons frutos futuramente, pois vai agregar conhecimentos no meu currículo”, conclui Guilherme.