Acadêmicos do projeto Ver-SUS participam de atividades no município

Durante esta semana, na terça, quarta e quinta-feira (29, 30 e 31), acadêmicos de diversos cursos da região, em especial da área de Saúde, estão no município de Saudades, participando do projeto Ver-SUS.

O VER-SUS Brasil (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil) faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, a União Nacional dos Estudantes (UNE), e as Universidades da região, tendo por objetivo aproximar os estudantes universitários do setor de saúde e outras áreas, além de mostrar os desafios inerentes à implantação do sistema de saúde no país.

A proposta é promover a integração dos futuros profissionais com a realidade da organização e gestão dos serviços de saúde, as práticas de educação popular e saúde, as estratégias de saúde da família, levando-se em consideração os aspectos de configuração do sistema dentro do município de Saudades.

Para a acadêmica do curso de Farmácia, Aline Rohden, o Ver-SUS é uma oportunidade de vivência e estágio para os acadêmicos. “O objetivo principal é aproximar os estudantes de graduação com a saúde pública. Esta questão é muito importante para formar profissionais mais capacitados e que possam prestar um atendimento cada vez melhor à população”, argumenta.

De acordo com Aline, não só estudantes da área da saúde podem participar do Ver-SUS, mas também acadêmicos de outros cursos. “O projeto envolve, na região, 75 estudantes e 16 facilitadores e é importante que acadêmicos de outros cursos se aproximem da questão da saúde pública, uma vez que é muito melhor que equipes multiprofissionais atuem em conjunto”, pontua.

Para o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, esta é uma oportunidade para os acadêmicos terem um maior contato com as atividades desenvolvidas diariamente pela secretaria. “Eu penso que isso é muito importante, principalmente porque o aluno aprende na faculdade a teoria, mas na prática as coisas são um pouco diferentes. Com esse projeto, estes acadêmicos conseguem entender a importância do envolvimento dos profissionais da saúde para que, de uma forma efetiva, o SUS funcione cada vez melhor em todo o pais”, conclui.