Kits para feno já beneficiam produtores saudadenses

Na última semana, o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, acompanhado do vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), esteve na comunidade de Linha Alto Maipú, conferindo o trabalho de colheita e enfardamento de pastagem, para a produção de feno.

“O trabalho foi realizado numa área de aproximadamente 1 hectare. O feno é de uma sobra de aveia, que não mais foi necessitada para a alimentação dos animais. A partir de agora, a ideia é fazer o feno com Tifton 85”, destaca Jacinto.

O Secretário aponta ainda que, se bem manejado, esta espécie rende um corte a cada 30 dias. “O rendimento médio da Tifton é em torno de 6 a 8 toneladas de massa seca por hectare”, frisa.

Os equipamentos utilizados – enfardadeira, segadeira e ancinho – foram repassados para os moradores da comunidade, através de termo de cessão de uso, pela Secretaria da Agricultura. “Os moradores vão se organizar e todos que tiverem interesse em participar e quiserem usar vão ter direito. Serão estabelecidas algumas regras, para que estes equipamentos tenham também uma boa duração”, aponta Jacinto.

O feno tem como vantagem a possibilidade de armazenamento de pasto para suprir a falta em determinadas épocas do ano. “Outra grande vantagem é que o feno serve como complementar na alimentação das vacas e também das novilhas. Hoje, é um alimento fundamental para a criação de bezerras”, conclui o Secretário.